Imagem capa - Em qual mão usar o anel de noivado? por Vinicius Fadul Fotografias de Casamentos
Dicas

Em qual mão usar o anel de noivado?

Uma dúvida muito frequente entre as noivas é “Em que mão devo usar o anel de noivado?" 

Os brasileiros importaram a tradição de utilizar um anel de noivado e ao decorrer dos anos alteramos esta tradição, mas vamos explicar.



No noivado.

No Brasil após o pedido de casamento a tradição é utilizar uma ALIANÇA ser de ouro amarelo na mão direita e após o casamento mudar a aliança para a mão esquerda.

Na tradição anglo-americana fala num anel exclusivo para o período antes do casamento assim você tem um ANEL DE NOIVADO, o qual geralmente é um solitário de diamante, que é usado na mão esquerda.

Assim os brasileiros resolveram adotar esta tradição e utilizar um anel solitário também! 

Para nós, a mão do noivado é a mão direita, por aqui, a maioria das pessoas usa o anel de noivado na mão direita, como você já deve ter reparado.

Também existe a tradição de utilizar o anel de noivado acompanhando com a aliança, isso não é regra, porém existem casos que o noivo apresenta o anel de noivado no pedido de casamento exclusivo com a sua noiva, e no almoço de noivado ele presenteia-a com uma nova aliança que pode ser lisa ou com diamantes.

Muitas noivas brasileiras não querem utilizar a aliança na mão esquerda antes do dia do casamento então elas preferem utilizar tanto a aliança quanto o anel na mão direita até o dia do evento.

Mas, afinal, em que mão deve ir o anel de noivado

Na verdade, você pode utilizar na mão que mais lhe agradar, você pode seguir as regras anglo americanas de noivado ou pode escolher o modo brasileiro também.



No dia do casamento.

Para o dia do casamento é interessante seguir uma regrinha, durante a cerimónia de casamento, existe uma mão certa para se utilizar a aliança de noivado, para facilitar toda a cerimónia e deixar mais elegante deixe o aliança de noivado, na mão direita, assim você deixa dedo anelar esquerdo totalmente livre para receber a aliança de casamento. Esta forma todos os casais em outros países têm o costume de fazer, principalmente os noivos americanos e inglesas.



Depois do casamento.

Depois do “sim”, em todos os lugares o costume é usar todas as joias juntas, na mão esquerda. 

Tem casamentos que podem chegar a ter até três anéis, como o anel de noivado + aliança de casamento (normalmente de ouro amarelo) + aliança de diamantes. E também é muito utilizado o anel de noivado na mão direita enquanto a aliança do casamento estará na esquerda.


Confira no nosso site mais fotos de casamento e se inspire.

www.viniciusfadul.com.br